top of page

Dicas de manutenção - Fluido de freio




Fluido de freio é um fluido que geralmente é negligenciado. A única vez que ele muda é quando os freios são recolocados (se houver!). Mas deve ser trocado com mais frequência porque o fluido de freio é higroscópico e absorve a umidade ao longo do tempo. Após dois ou mais anos de serviço, pode ficar muito contaminado com a umidade. Isso reduz seu ponto de ebulição em até 25% (o que pode contribuir para o desbotamento do pedal se os freios superaquecerem). Também promove ferrugem interna e corrosão que podem danificar pinças, cilindros de roda e componentes do sistema de freio anti-bloqueio. Embora alguns fabricantes de veículos não tenha requisitos para trocar o fluido, os fabricantes de veículos europeus, assim como muitos especialistas em freios, dizem que trocar o fluido a cada dois a três anos para manutenção preventiva pode prolongar bastante a vida útil dos componentes hidráulicos no sistema de freio e melhorar a segurança .

Alterações à parte, o nível do fluido deve ser verificado periodicamente para garantir que não esteja baixo. O nível do fluido no cilindro mestre diminuirá gradualmente à medida que as pastilhas dos freios se desgastam, mas uma queda repentina geralmente significa um vazamento e uma possível perda de pressão hidráulica.

Certifique-se de usar o tipo correto de fluido de freio para o seu veículo. A maioria das aplicações domésticas e japonesas de carros de passeio e caminhões leves requer fluido DOT 3, mas a maioria dos carros europeus e alguns de desempenho doméstico exigem fluido DOT 4 de temperatura mais alta. O fluido de silicone DOT 5 não é recomendado para veículos com freios ABS. Consulte o manual do proprietário ou procure um adesivo ou marcas no reservatório ou na tampa do fluido de freio mestre.






6 visualizações0 comentário
bottom of page