top of page

Dicas de mecânica - Tipos de fluidos da transmissão automática.







FLUIDOS DE TRANSMISSÃO

Ao longo dos anos, houve uma variedade confusa de diferentes tipos e especificações de ATF. Verifique se o fluido de reposição atende ou excede todos os requisitos do OEM. Usar o tipo errado de fluido pode causar problemas de transmissão e danos.


AW1 - ATF especial para Buick Regal 2011-12, Cadillac SRX 2010-12 com automático de 6 velocidades AF40, também em alguns modelos Saab e Volvo de 2006 e posteriores com transmissão Aisin Warner TF-80SC de 6 velocidades e modelos Ford com AW F21 Transmissão de 6 velocidades. O número de peça GM deste fluido é 19256039.


Tipo F - Introduzido pela Ford em 1967 por suas automáticas. Também usado pela Toyota.


Tipo CJ - Fluido especial para transmissões Ford C6. Semelhante ao Dexron II. Não deve ser usado em sistemas automáticos que exigem o tipo F. Pode ser substituído por Mercon ou Mercon V.


Tipo H - Outra especificação limitada da Ford que difere de Dexron e Tipo F. Pode ser substituída por Mercon ou Mercon V.


O fluido Mercon - Ford foi introduzido em 1987, muito semelhante ao Dexron II. Aprovado para todos os Ford anteriores, exceto aqueles que exigem o Tipo F. A partir de 1º de julho de 2007, a produção e o licenciamento do Mercon ATF pela Ford terminam. A Ford diz que aplicativos que requerem o Mercon ATF agora podem ser atendidos com o Mercon V. Consulte Ford TSB 06144 para obter mais informações.


Mercon V - Mercon substituído. Introduzido em 1997 para Ranger, Explorer V6 e Aerostar, e 1998 e acima Windstar, Taurus / Sable e Continental. Este é o ATF atual para a maioria dos produtos modelo da Ford. Veja Ford TSB 06144 para mais informações.